Buenos Aires é um município brasileiro do estado de Pernambuco. É formado pelo distrito sede e pelo povoado de Lagoa do Outeiro das Localidades rurais de Châ de Mautês, Canafístula e de Chã das Mulatas.

História

O atual território do município foi povoado inicialmente por ter terras férteis em plena zona da mata seca, no século XVIII. A partir do seu povoamento, intensificou-se a cultura de subsistência, com grande destaque para o plantio de cana-de-açúcar, que movimentou e ainda tem grande importância na economia do município. Nos engenhos produz-se o açúcar e aguardente.

A localidade chamada de Jacu, passou a ser chamada de Buenos Aires a partir de 1928, quando alcançou o status de vila. Muito mais tarde, em 1963, o município se emancipa de Nazaré da Mata.


Geografia

Localiza-se a uma latitude 07º43'32" sul e a uma longitude 35º19'38" oeste, estando a uma altitude de 149 metros. Sua população estimada em 2013 era de 14.789 habitantes.


Vegetação Sua vegetação é constituída originalmente de mata atlântica, embora tenha sido muito devastada e substituída pela cultura da cana-de-açúcar.


Hidrografia O município é cortado pelo Riacho Morojó.


Clima O clima do município é o tropical do tipo As'

Turismo

O artesanato de Buenos Aires Constituído do distrito sede. Instalado em 15 de março de 1964.Destaca-se pelas peças feitas com papel reciclado, golas dos caboclos de lança do maracatu, dos adereços dos grupos culturais como o caboclinho e estandartes. Também encontramos bordado, bruxas de pano, cestarias e trançados, plásticos-tapetes, bolsas de tricô e tapeçaria.

Turismo Rural

Buenos Aires possui atividades voltadas para o turismo rural. Sua paisagem é marcada por extensos canaviais, capelas e antigos engenhos com suas construções coloniais, como o Criméia, Conceição, Bandeirantes, Cavalcanti, entre outros. Ainda fazendo parte da paisagem, as serras dão ao município uma beleza ímpar e convidam você a contemplar do alto a vista de toda a cidade, chegando até a avistar municípios vizinhos
Fonte das Infomações. https://pt.wikipedia.org/wiki/Buenos_Aires_(Pernambuco)